Lembra do filtro da vovó?

 Quem é que nunca viu um filtro destes no Brasil? Minha avó tinha um e minha mãe também. A água era bem filtrada e estava sempre fresca.

Você sabia que este filtro encabeça a lista de filtros de água eficientes neste site americano chamado MetaEfficient, autodefinido como Guia das Coisas Altamente Eficientes?

Feito de barro cozido, ou terracota, filtra a água lentamente por gravidade, através de suas velas de cerâmica e carvão ativado, enquanto mantém a água fresca. O autor do artigo diz que esse filtro remove 95% de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo, e 99% de criptosporídeos, giárdia e sedimentos. Melhor se for revestido por dentro com prata coloidal, que o mantém livre de pragas.

Eu prezo muito por água filtrada, principalmente por ter criança em casa, mas não tenho espaço algum para ter um destes. Os purificadores são uma boa opção, mas a minuscula parede da minha pia está destinada para outras coisas no momento.

Então o que fazer?

Bom, lembrei que existem torneiras com filtro acoplado, de carvão ativado, exatamente como eu queria (foto ao lado).

Achei diversos valores. Infelizmente a estética desta torneira não é das melhores, mas o custo x benefício me convenceu. A vela de carvão (refil) pode ser trocada a cada 6 meses ou mais e custa cerca de “20 Dilmas”. Encontrei a bonita por R$65,00 no site NUNES MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO, ela é cromada e a bica é móvel.

Bom, ainda não testei mas pela experiência que já tive com os filtros de carvão, com certeza foi uma boa aquisição.

Esqueci de dizer que ela também é ecologicamente correta, afinal de contas, com uma destas você economiza centenas de garrafas de água mineral e nosso querido meio ambiente agradece demais!

E você usaria? Me conta o que você usa na sua casa para ter água limpinha!

Grande abraço!

2 thoughts on “Lembra do filtro da vovó?

  1. Eu usava garrafão no meu apê alugado porque a água do prédio não era boa. Saía às vezes meio barrenta, parecendo ferrugem, coisa de prédio antigo.
    Na minha mãe usamos uma torneira dessas no tanque,mas como a gente bebe muita água não deu muito certo ficar enchendo garrafa.
    Também tivemos garrafão quando a água só era de poço.
    Ai minha mãe comprou um daqueles que a água sai gelada e é perfeito porque nem precisa abrir geladeira nem encher garrafa.
    Estou com um igual (Soft Everest) que era da minha avó. Só preciso saber onde vou conseguir um espacinho para ele no apê novo que é pequeno. rs
    Beijos

    • Para quem não tem espaço recomendo sem dúvida essas torneiras. No meu caso, eu e meu marido não gostamos de água gelada, mas para quem gosta, sem duvidas as elétricas fazem bem o seu papel. Também existem os purificadores, que ocupam um pouquinho mais de espaço, mas parecem ser bons.
      Agora, o garrafão, em AP minusculo, não adiante, não cabe hehehehe

Deixe um comentário

